CI

Terminal de álcool em Paranaguá será inaugurado em janeiro

O terminal deve representar uma alternativa às 27 usinas de açúcar e álcool


Com três meses de atraso, o Porto de Paranaguá, no Paraná, inaugura em janeiro um terminal público exclusivo para exportação de álcool. O terminal deve representar uma alternativa às 27 usinas de açúcar e álcool instaladas no Paraná, que atualmente tem apenas um terminal privado no porto para escoar sua produção, segundo comunicado enviado pela administração do porto nesta terça-feira (26-12).

Ao possibilitar concorrência, o terminal deve reduzir custos para os exportadores, segundo o vice-presidente da Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Paraná (Alcopar), Ricardo Albuquerque Rezende, que é citado no comunicado.

Um total de 13,7 milhões de reais foi investido no terminal, que tem sete tanques e será ligado ao píer público por quatro quilômetros de dutos de aço. As obras incluem ainda bacias de contenção, plataforma de carregamento, arruamento e pavimentação, casa de bombas e subestação.

O porto informou que de janeiro a setembro 403.570 toneladas de álcool foram exportadas pelo Porto de Paranaguá, ante 275.919 toneladas em igual período de 2005. O investimento no terminal foi uma "moeda de troca" do governo estadual num acordo com o setor privado para ampliação da área plantada com cana no Estado para 500 mil hectares em 2008.

Estimuladas pelos preços remuneradores do açúcar e do álcool, contudo, as usinas devem antecipar em um ano a expansão prevista no acordo, que foi assinado em agosto de 2004. Em 2006, a área com cana no Paraná já chegava a 417 mil hectares. O Estado exporta atualmente cerca de 20% do álcool que produz, mas pretende ampliar essa parcela para perto dos 70%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.