CI

Terra: "Com chuva e frio, abrir janela do ônibus talvez seja mais prejudicial"

Terra: "Com chuva e frio, abrir janela do ônibus talvez seja mais prejudicial"


Quem está saudável não deve evitar de comparecer a locais com muitas pessoas, diz secretário

O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, comentou na manhã desta quinta-feira, durante o Painel RBS, comentou que o ônibus é o local onde se tem mais chance de pegar a gripe A. Para ele, porém, o fato de abrir a janela do coletivo pode ser pior, às vezes, do que mantê-la fechada.

— A dificuldade de abrir a janela ou não é em função do clima. Com chuva e frio, abrir a janela do ônibus talvez seja mais prejudicial. Agora, podendo abrir, não tendo chuva nem temperatura tão fria, melhor.

O uso do transporte coletivo é inevitável, conforme Terra. Portanto, assim como viajar de ônibus, também não deve ser evitado o comparecimento a locais onde haja muitas pessoas, a menos que se esteja com sintomas de gripe.

— Se ninguém for a lugar algum onde tenha aglomeração, aí vai parar de fazer qualquer atividade. Se fosse a epidemia da gripe aviária, aí sim, ninguém saía de casa, ninguém ia poder se movimentar.

Terra disse que entre 80% e 90% dos casos de gripe no Rio Grande do Sul são do tipo A. O grupo mais atingido, segundo ele, é o dos obesos, seguido pelas grávidas. Questionado sobre a capacidade de atendimento e de medicação do Estado aos pacientes contaminados, o secretário garantiu que está tudo sob controle.

— Tem quantidade suficiente de remédios para atender, (o RS) tem mil pontos de distribuição. Só na Grande Porto Alegre a capacidade de leitos é de 24 mil




Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.