Terra Sul aborda produção da erva-mate e exportação de pêssegos desenvolvidos pela Embrapa
CI
Imagem: Marcel Oliveira
AGRICULTURA

Terra Sul aborda produção da erva-mate e exportação de pêssegos desenvolvidos pela Embrapa

Mudas de erva-mate estão sendo produzidas pela Embrapa Clima Temperado
Por:

Os últimos destaques do Terra Sul são a presença da erva-mate na região da Serra dos Tapes, no sul do Rio Grande do Sul, e o início das exportações de variedades de pêssego Embrapa para França e Canadá. Ambas as reportagens estão disponíveis no canal do programa no YouTube.

A primeira reportagem mostra os resultados de uma pesquisa para identificar a presença da erva-mate em propriedades de agricultores familiares da região. Desde a década de setenta, essa espécie nativa foi substituída por culturas como a soja e o fumo. Para garantir a oferta de mudas da espécie e incentivar o cultivo, a Embrapa Clima Temperado está criando um pomar de sementes.

Exportação de pêssegos

Outra reportagem conta que, há duas safras, produtores têm aproveitado o intervalo de produção das safras no Hemisfério Norte para exportar o pêssego para França e Canadá. Entre os motivos que levaram a essa conquista, estão duas variedades desenvolvidas pela Embrapa Clima Temperado, a BRS Kampai e a BRS Fascínio. Os frutos somaram mais de 60 toneladas nas exportações brasileiras de pêssego em 2020.

Dicas técnicas

Na Dica Técnica da Emater/RS-Ascar publicada no dia 13 de janeiro, o extensionista Evair Ehlert aborda a importância de se realizar a poda de verão nos pessegueiros após o fim da safra. E no dia 20, a extensionista rural de Turuçu, Janaina Rosa, fala sobre os benefícios do uso de tela de sombreamento, também conhecida como sombrite, na agricultura.

Reprises

Devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o programa Terra Sul está sendo reprisado nas emissoras parceiras desde o início de setembro. Mas, é possível acompanhar as reportagens inéditas produzidas pela equipe no YouTube, todas as segundas e quartas-feiras. As matérias também são divulgadas no Facebook do Terra Sul.

Terra Sul

O programa Terra Sul é resultado de uma parceria entre Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e escritório regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas/RS desde 1993. As reprises podem ser assistidas pela TV nas emissoras parceiras: TV Brasil, sextas-feiras, às 6h; TV Climatempo, terças-feiras, às 7h; Canal Saúde, também terças-feiras, às 7h; e TV Câmara de Pelotas, domingos, às 11h.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink