CI

Terraceamento é alternativa para conservação do solo em Victor Graeff

Produtores, a equipe da Emater/RS-Ascar de Victor Graeff está realizando ações nas propriedades rurais do interior do município.


Com vistas a retomar algumas práticas de conservação do solo, que estão em desuso por alguns produtores, a equipe da Emater/RS-Ascar de Victor Graeff está realizando ações nas propriedades rurais do interior do município. Uma dessas propriedades é a do agricultor Edemar Saueressing, localizada na Linha Jacuí, que possui uma área de 30 hectares, na qual foi realizado o terraceamento. 

Segundo o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Clari Pierezan Pereira, o terraceamento consiste na construção de uma estrutura transversal ao sentido do maior declive do terreno e tem finalidade de reter, infiltrar ou escoar lentamente as águas das chuvas. Desta forma, se reduz o comprimento da rampa, área contínua por onde há escoamento das águas das chuvas, e diminui a velocidade de escoamento da água superficial. 

Ainda segundo o extensionista, além do terraceamento, outras práticas de conservação do solo também serão realizadas na propriedade rural, como o nivelamento da área, visando o fechamento dos sulcos provocados pelas chuvas e descompactação do canal dos terraços que estão sendo construídos. "Práticas como o plantio em nível das culturas de inverno e verão, rotação de cultura com plantio de parte da área com milho no verão e plantio de culturas de inverno, através do plantio de aveia para a cobertura do solo e de cevada para a produção de grãos contribuem para a recuperação e conservação do solo, colaborando para a manutenção dos nutrientes e, com isso, o bom desenvolvimento das culturas", frisa Pereira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.