TI na agricultura fortaleceria comércio e transparência

TECNOLOGIA

TI na agricultura fortaleceria comércio e transparência

Evento discutiu a tecnologia na América Latina
Por: -Leonardo Gottems
294 acessos

O uso da tecnologia da informação (TI) nos mercados agrícolas fortaleceria o comércio e a transparência dos alimentos, segundo Organização de Informação de Mercado das Américas (OIMA). A entidade sensibilizou os especialistas em informação nos mercados agrícolas da região sobre as tendências do uso da tecnologia na agricultura. 

Um grupo de seis especialistas em sistemas de informação de mercado agrícola (SIMA) se reuniu na sede do Instituto Interamericano de Cooperação em Agricultura (IICA), na Costa Rica, e aprendeu sobre os benefícios e o potencial do uso de  big data , inteligência artificial,  chatbots , marketing digital, Internet das Coisas,  aprendizado de máquina  e imagens de satélite, com os quais eles podem fortalecer o comércio de alimentos no hemisfério e aumentar a transparência nos mercados. 

Os especialistas, membros do painel consultivo de tecnologia da informação e comunicação da OIMA, vieram do Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos, Guatemala e Santa Lúcia. A reunião permitiu a elaboração de um plano de trabalho para esta organização, a fim de orientar os países das Américas para o fortalecimento do SIMA 

"Precisamos de sistemas de informação de mercados agrícolas modernos, consistentes e especializados, capazes de compartilhar informações com produtores, comerciantes e consumidores, bem como com usuários institucionais e internacionais", disse Terry Long, presidente da OIMA. 

Entre os projetos apresentados no evento, aqueles que buscam aproximar o produtor do consumidor final, validam informações sobre os mercados agrícolas e facilitam a comercialização de alimentos por meio de aplicativos móveis. Também foi promovido o desenvolvimento de uma plataforma para feedback dos produtores. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink