Títulos na raça Crioula mobilizam criadores de São Paulo

Cavalo Crioulo

Títulos na raça Crioula mobilizam criadores de São Paulo

Conquistas em exposições vêm incentivando criação, que terá mostra no próximo fim de semana em Mococa
Por:
11 acessos

O Estado de São Paulo vem se destacando fortemente no cenário do Cavalo Crioulo no país. Fora da região Sul, os paulistas são os que têm o maior plantel da raça no Brasil. Conforme dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), são 6,58 mil exemplares no território, o que representou uma elevação de 4,93% em 2016 em relação à 2015. E esta alta já vem sendo representada em títulos nas modalidades promovidas pela entidade.

De acordo com o presidente do Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos, Edmond Fahrat, a vitória do cavalo Inquisitor 1490 Maufer, do expositor Luiz Carlos Maeda, da Cabanha Santa Larissa, de Itaporanga (SP), na Exposição Morfológica na Expointer deste ano, motivou os criadores a investirem na raça. "No último Alvorada Crioula, em Ponta Grossa (PR), tivemos dois animais entre os primeiros colocados. Isto é muito importante para o desenvolvimento da raça em São Paulo", observa.

Fahrat destaca também que o crescimento vem sendo bastante expressivo não só nas modalidades específicas da raça, mas também em provas de rédeas e laço. Esta evolução estará à mostra entre os dias 19 e 21 de outubro na cidade de Mococa (SP), com a nona edição da Exposição Morfológica da raça Crioula. "Esperamos uma grande quantidade de animais, um número expressivo. Já é a nona edição, isso já mostra uma continuidade nas provas da raça", salienta.

A mostra vai distribuir mais de R$ 35 mil em prêmios. Junto vai ocorrer a primeira Exposição Potros Sem Fronteiras, que congrega animais da categoria incentivo. O evento terá como jurado o criador Cláudio Azevedo.

Confira a programação

19 de outubro de 2017 (Quinta-feira)

8h - Entrada dos animais

20 de outubro de 2017 (Sexta-feira)

8h - Concentração de Machos
10h - Admissão de Animais
14h - I Potros Sem Fronteiras

21 de outubro de 2017 (Sábado)

8h30min - Início da Exposição Morfológica

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink