CI

TO: Equipe técnica da Seagro monitora cultivos de banana e abacaxi em visitas às propriedades

As ações de fomento à produção acontecem numa parceria entre Seagro


Com o objetivo de monitorar, acompanhar e apoiar as boas práticas agrícolas nas lavouras de abacaxi e banana do Tocantins das propriedades participantes do Projeto de Produção Integrada de Frutas (PIF), uma equipe de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro,) realiza nesta semana, 22 a 26, monitoramento de áreas, visitas e reuniões com fruticultores dos municípios de Santa Maria do Tocantins, Pedro Afonso, Caseara e Dianópolis.

O trabalho vem sendo intensificado desde 2010, com a difusão do Projeto de Produção Integrada de Frutas (PIF) e ações para boas práticas na produção e comercialização de banana, e abacaxi. O objetivo é diminuir os riscos das principais doenças que acometem a fruticultura no Estado, a exemplos da fusariose (cultura do abacaxi) e sigatokas negra e amarela, e ainda, a moleque da bananeira (cultura da banana).

De acordo com o técnico da Seagro, Paulo Pereira Barros as reuniões com produtores participantes do projeto e visitas nas áreas de produção de banana e abacaxi acontecem regularmente, para o monitoramento de pragas e doenças.  “São ações que minimizam o uso de defensivos agrícolas, melhorando a qualidade dos frutos e reduzindo os custos para o produtor, além de contribuir para a preservação do meio ambiente”, afirma.

As ações de fomento à produção acontecem numa parceria entre Seagro, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Tocantins (SFA-TO), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). 

Programação:

Dia 22 – Santa Maria do Tocantins – Monitorar áreas de produção integrada de frutas com ênfase no abacaxi

Dia 23 – Pedro Afonso – Visita técnica a vitrine tecnológica de frutas e mandioca da Cooperativa de Produtores de Pedro Afonso (Coapa) e reunião com produtores

Dia 24 – Caseara – Reunião Técnica com produtores de abacaxi da região sobre as boas práticas agrícolas na produção de abacaxi

Dias 25 e 26 – Dianópolis – Reunião Técnica com produtores de abacaxi do Projeto Manuel Alves

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.