CI

TO: Manuel Alves atinge recorde na produção de bananas

Ao todo são 80 hectares plantados com a fruta no Manuel Alves

Um dos maiores projetos de irrigação do Brasil, o Manuel Alves, vem apresentando resultados positivos desde sua implantação. A barragem que foi construída no rio de mesmo nome, localizado no município de Dianópolis, a 320 km de Palmas, é responsável por levar recursos hídricos para região, fomentando a produção de frutas como banana, maracujá, manga e coco. O projeto implantado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), tem se destacado muito, principalmente na produção de bananas, que deve chegar a 3.200 toneladas nesta safra.

Segundo o responsável pela Divisão do Perímetro Irrigado do Projeto Manuel Alves, Ítalo Marcel Costa, atualmente esse é a fruta que está com o maior volume de produção e a expectativa para a próxima colheita é muito positiva. “Ontem começamos a tirar os primeiros caminhões de bananas, nossa previsão de colheita é de 40 toneladas de banana por hectare. Ao todo são 80 hectares plantados com a fruta. Já estamos exportando para várias regiões do Brasil, como Belo Horizonte, Brasília, Belém e Goiânia”, frisou o coordenador do projeto, acrescentando que esse é um recorde na produção de banana desde a criação do projeto.

Outro fator que contribuiu para o sucesso do projeto nos últimos anos foi a criação do Distrito de Irrigação, entidade responsável por administrar o projeto e também por facilitar a comercialização de produtos, através de convênios e captação de recursos federais.

Para o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, o aumento na produção do fruto está ligado principalmente a ocupação das áreas que até então estavam vazias. “Em janeiro de 2011 eram somente 180 hectares de área plantada, para junho de 2014 deve chegar a 1.100 hectares cultivados. É o trabalho do produtor gerando resultados”, acrescentou o secretário.

Ceasa

Esse aumento na produção de bananas também tem refletido na Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros do Tocantins (Ceasa). Segundo o coordenador de Abastecimento Agropecuário da Ceasa, Jackson dos Santos Correia, toda semana a Central tem absorvido do Manuel Alves em torno de 66 toneladas de banana, chegando aproximadamente a 264 toneladas da fruta ao mês. Para o coordenador, o aumento da produção está ligado à organização dos produtores e ao trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seagro e da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec). “A fitossanidade desses bananais é garantida pelos técnicos, certificando que o plantio não é contaminado pelas principais pragas, como ‘moleque da bananeira’ e a sigatoka negra”, disse Correia.

Manuel Alves

Um dos maiores do Brasil fica em uma área de cinco mil hectares e expansão para mais 15 mil hectares. Dividido em lotes variados que estão sendo explorados com fruticultura, por meio de métodos modernos de irrigação (gotejamento, microaspersão e aspersão convencional). São 199 lotes para pequenos produtores e 14 lotes empresariais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.