TO: plantio de soja está liberado dia 1º
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,036 (0,30%)
| Dólar (compra) R$ 5,61 (-0,58%)

Imagem: Eliza Maliszewski

NOVA SAFRA

TO: plantio de soja está liberado dia 1º

Plantio da oleaginosa pode ser feito até 15 de janeiro
Por: -Eliza Maliszewski
376 acessos

O vazio sanitário da soja no Tocantins termina nesta quinta-feira (1º) e abre a janela de plantio da nova safra de soja que vai até 15 de janeiro de 2021. O período havia começado em 1º de julho e estava proibida a incidência de plantas vivas da cultura nas lavouras como forma de evitar a ferrugem asiática.

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) os sojicultores tocantinenses devem obrigatoriamente fazer o cadastro anual de suas áreas de plantio da soja junto ao órgão e têm até cinco dias úteis após o fim da janela de plantio para efetuar o cadastramento da área. O órgão monitora as lavouras durante o vazio sanitário e orienta os produtores. “Mesmo em meio a pandemia monitorou em todo o Estado, propriedades que cultivaram soja na última safra orientando os produtores a não manterem plantas vivas no campo, com isso, mantemos o controle sobre a ferrugem asiática para continuarmos produzindo cada vez mais grãos com qualidade,” disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na última safra o estado plantou uma área de pouco mais de 1,17 milhão de hectares e colheu 3,5 milhões de toneladas, um avanço de 13,6% em relação a safra anterior.
 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink