CI

TO: recebimento de embalagens vazias se encerra com saldo positivo

Equipe e parceiros estiveram em três pontos de coletas



Encerrou na quinta-feira, 26 de junho, no norte do Estado, a ação de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos promovida pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec, Inpev, revendas, prefeituras municipais e a Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina – Aciart de Imperatriz - MA. Desde o último dia 24, uma equipe técnica da Adapec e parceiros estiveram em três pontos de coletas nos municípios de Buriti do Tocantins, Axixá e Araguatins onde foram devolvidos 310 quilos de embalagens vazias de agrotóxicos.

A coordenadora de Inspeção Vegetal da Adapec, Ingergleice Machado de Oliveira Abreu disse que a ação atendeu a expectativa da organização. “Esta ação na região norte do Tocantins apresentou um resultado positivo, pelo número de embalagens devolvidas e pelo processo de educação e conscientização feita pela Adapec junto aos pequenos produtores rurais durante a preparação e realização deste projeto.” Ingergleice destacou que esta iniciativa oportunizou aos pequenos produtores, dar uma destinação correta para as embalagens vazias de agrotóxicos e provocará uma mudança de comportamento nos agricultores.

O produtor rural Antonio Pascoal da Silva, 65 anos, devolveu suas embalagens e ressaltou a importância da ação: “É um projeto muito importante, pois estas embalagens são perigosas para o ser humano e contamina o meio ambiente, eu não tinha devolvido ainda porque não sabia o que fazer com elas,” disse ele. Eudes Lopes Borges, 41 anos, agricultor familiar do município de Buriti disse que aproveitou a oportunidade para fazer a devolução das embalagens porque antes não tinha um local apropriado. A inciativa da Adapec foi elogiada pelo senhor José Reinaldo Sampaio Gomes, 56 anos, do município de Axixá: “Aqui na nossa região nem todos os produtores estão acostumados a fazer a entrega das embalagens, e esta inciativa da Adapec e do governo do Estado é muito importante, porque de agora em diante os produtores rurais vão ter mais responsabilidade na devolução destas embalagens,” comentou José Reinaldo.

A ação envolveu os 22 municípios da região do Bico do Papagaio e atendeu diretamente 61 pequenos produtores. “Esta ação mostrou que a coleta itinerante de embalagens é um dos meios mais viáveis para atender os agricultores familiares,” disse Ingergleice. Ela explicou que a ação continuará na região com a notificação dos produtores que não fizeram a devolução para que façam a entrega no Posto de Tocantinópolis ou na Central de Imperatriz.

O recebimento itinerante na região entrará a partir de agora no calendário anual da Adapec sempre no mês de junho. A próxima ação itinerante de recebimento de embalagens vazias acontecerá no Projeto São João, no município de Porto Nacional. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.