CI

TO: vazio sanitário do algodão começa dia 20

Durante este intervalo fica proibido o plantio como forma de prevenir e controlar o bicudo


Foto: Marcel Oliveira

O Tocantins possui atualmente uma área estimada em 6.740 hectares de plantio de algodão distribuída entre os municípios de Campos Lindos, Dianópolis, Mateiros, Peixe e Tocantínia. Nesta safra colheu 11,1 mil toneladas de pluma, uma alta de 56,3% e 26.1 mil toneladas de algodão em caroço. Com a colheita encerrada a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) alerta os cotonicultores para o período de vazio sanitário da cultura, que inicia no dia 20 de setembro e segue até o dia 20 de novembro.

Durante este intervalo fica proibido o plantio de algodão como forma de prevenir e controlar o bicudo do algodoeiro, a principal praga que ataca a cultura. A Adapec vai monitorar as lavouras cadastradas e orientar os produtores para a completa eliminação das plantas com controle químico ou mecânico. O produtor que não cumprir a medida fica sujeito às sanções da lei.

Vale ressaltar que durante o período de vazio sanitário a Adapec poderá autorizar a semeadura e manejo de plantas vivas do algodão quando destinado à produção de sementes genética e pesquisa cientifica, previstos na IN 05.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.