CI

TO antecipa vacinação contra aftosa para bovídeos que participarão de eventos

A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa será de 1º a 31 de maio


Foto: Marcel Oliveira

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) autoriza, a partir da próxima segunda-feira, 11 de abril, a antecipação da vacinação contra a febre aftosa para os bovídeos com idade até 24 meses que participarão de eventos agropecuários nos primeiros dias do mês de maio.

A autorização está prevista na Instrução Normativa nº 48, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e, assim que o pecuarista vacinar os bovídeos (bovinos e bubalinos) e declarar o ato na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) ele não precisará mais cumprir os prazos de carências exigidos após vacinar os animais, podendo emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA).

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, alertou que as lojas agropecuárias que comercializam vacinas só devem vendê-las a produtores rurais que apresentarem autorização da Adapec. “Quem desejar antecipar a vacinação deverá procurar um escritório da Agência mais próximo e assinar um requerimento solicitando autorização para compra da vacina e em seguida procurar uma loja agropecuária devidamente cadastrada junto à Adapec e apresentar esta autorização,” explicou João Eduardo, acrescentando que o produtor deverá neste caso, vacinar todos os bovídeos até 24 meses da propriedade, e não só aqueles, que participarão de eventos pecuários.

Campanha de vacinação contra aftosa em maio

Houve uma mudança nas estratégias de vacinação contra febre aftosa em 2022 para os estados que compõem o bloco IV, o qual o Tocantins faz parte. Com isso, a primeira etapa da campanha que vai de 1º a 31 de maio será destinada somente aos bovídeos com até 24 meses de idade e a segunda etapa, que ocorrerá em novembro, contemplará todo rebanho, independente da faixa etária. O Tocantins que conta com mais de 10 milhões de bovídeos, espera vacinar nesta primeira etapa cerca de 5 milhões de animais.

A medida adotada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) visa garantir a oferta de vacinas contra aftosa, uma vez que o número de animais com até 24 meses é praticamente 50% de todo o rebanho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.