TO apreende mudas irregulares de citrus
CI
Imagem: Divulgação Adapec
CONTROLE

TO apreende mudas irregulares de citrus

As mudas sem procedência poderiam pôr em risco a citricultura tocantinense
Por: -Eliza Maliszewski

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) chegou a um viveiro que comercializava mudas de citrus sem autorização. A ação ocorreu em Araguatins, na região do Bico do Papagaio, após uma denúncia anônima.

No local estavam 121 mudas de diferentes espécies como mexerica ponkan, limão-taiti e laranja-pera. As plantas não tinham nota fiscal nem documentos que comprovassem origem e condição sanitária. A prática é proibida pois o estado é livre de algumas doenças do citrus e poderia ter grandes impactos caso entre uma planta contaminada.

O empresário foi multado em R$ 3,6 mil. A Agência tem feito orientações de forma rotineira para conscientizar os produtores rurais, lojistas e empresários sobre os riscos de adquirirem mudas ou sementes clandestinas, uma vez que são os principais veículos de propagações de doenças e pragas.

Os estabelecimentos para comercializarem esses materiais devem estar cadastrados, ter as documentações exigidas, que comprovam a sua origem e idoneidade, entre outros.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink