CI

TO se prepara para segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa

Com isso, dos 7.606.090 animais existentes no Estado, apenas 3,5 milhões receberão a dose da vacina. Economia para o produtor, menos estresse aos animais


Mais uma etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa se inicia no Tocantins e o produtor rural já sabe, nesta etapa, que vai ocorrer de 1º a 30 de novembro, serão imunizados somente os bovinos e bubalinos com até de 24 meses de idade, declarados em maio. Com isso, dos 7.606.090 animais existentes no Estado, apenas 3,5 milhões receberão a dose da vacina. Economia para o produtor, menos estresse aos animais.

O presidente da Adapec - Agência de Defesa Agropecuária, José Luciano Azevedo, explica que a retirada parcial da vacina no mês de novembro, realizada deste o ano passado, é uma conquista que abre caminhos para um Estado livre da Aftosa sem vacinação. “Estudos científicos comprovam que os bovinos e bubalinos que receberam quatro doses da vacina apresentaram imunidade contra a doença, por isso, precisamos estar atentos e continuar seguindo o calendário vacinal corretamente”, enfatiza.

O diretor de Defesa Animal, José Emerson Cavalcante, recomenda ao produtor que transporte a vacina em caixa isotérmica (isopor), contendo no mínimo dois terços de seu volume em gelo, mas, tomando cuidado para que ela nunca congele. “Assim é possível garantir a qualidade da vacina e a eficácia da imunização”, explica.

O produtor que deixar de vacinar o rebanho será multado R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade. Os produtores rurais têm até 10 dias, após a vacinação, para declarar o ato, em uma das unidades da Adapec onde sua ficha é movimentada.

Lembrando que na Zona Tampão, que é composta pelos municípios de Barra do Ouro, Goiatins, Campos Lindos, Recursolândia, Lizarda, São Felix e Mateiros, todos os animais, independente da faixa etária, devem ser vacinados.

Indíces

Na primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada em maio de 2009, foi alcançado um índice vacinal de 99,26% dos 7.360.065 animais existentes. Na segunda etapa, em novembro, onde havia 7.585.791 animais, dos quais 3.292.689 em idade vacinal, o índice aumentou para 99,32 %.

Já na primeira etapa da campanha realizada em maio deste ano, o número de animais chegou a 7.606.090. Destes, 99,50% foram imunizados alcançando o maior índice vacinal registrado até o momento.
 
As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.