CI

Tocantins inicia dia 1º segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

Em breve estes resumos serão disponibilizados nos anais do evento


Dentro da parte técnica do Seminário Erva-mate XXI, 49 trabalhos científicos foram expostos na sessão pôster, sendo que 10 foram selecionados pela Comissão Científica para apresentação oral. Em breve estes resumos serão disponibilizados nos anais do evento.

Os participantes do evento, além da programação técnica, também tiveram acesso a uma feira de expositores, com instituições ligadas ao setor ervateiro, além de fornecedores de insumos e equipamentos. O Ibramate aproveitou seu estande para receber os participantes e estabelecer parcerias para fortalecimento do instituto. A Brehmer Equipamentos mostrou, aos visitantes, tecnologias de ponta para a colheita da erva-mate, em especial a tesoura elétrica. A Golden Tree Reflorestadora mostrou os trabalhos de viveiro e produção de mudas de erva-mate. A Novozymes/Monsanto BioAG levou informações sobre o Bovemax, inseticida biológico para controle da broca-da-erva-mate, desenvolvido em parceria com a Embrapa Florestas; o Sindimate Paraná aproveitou seu estande para relações institucionais, o que também foi feito pelo Instituto de Florestas do Paraná. A Casa do Chimarrão/Chimarrão Shop trouxe produtos e acessórios para consumo de chimarrão.

O evento teve ainda atividades culturais. Pedro Schwengber, da Escola do Chimarrão, encantou os visitantes mostrando formas diferentes e artísticas de fazer o tradicional chimarrão. E o projeto Matte Cultural, em parceria com o Museu Paranaense, trouxe uma exposição de obras que retratavam a história da erva-mate e objetos do período em que a erva-mate era conhecida como "Ouro Verde".

O Seminário foi promovido pela Embrapa Florestas, Ibramate, Instituto de Florestas do Paraná, Instituto Emater Paraná, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná/Curitiba e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

O evento teve patrocínio de: Chimarrão Bitumirim, Sindimate Paraná, Leão Alimentos e Bebidas, Heide Extratos Vegetais, Erva-mate Ximango, Golden Tree Reflorestadora, Menon e Veiga Arquitetura, Brehmer Equipamentos, Sanepar, Fundomate, Casa do Chimarrão, Chimarrão Shop, Chá da Serra, Monsanto BioAg e Restaurante Madalosso.

Entre os apoiadores institucionais: Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Epagri, Emater/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Casa Familiar Rural de Cruz Machado, Matte Cultural, Museu Paranaense, Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA – Argentina), Instituto Nacional de la Yerba Mate (INYM - Argentina).

Veja a cobertura fotográfica do evento no perfil da Embrapa no Flickr. Clique aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.