Tocantins tem sétimo caso de mormo
CI
Imagem: Pixabay
EQUINOS

Tocantins tem sétimo caso de mormo

Todas as medidas sanitárias estão sendo tomadas para evitar a propagação da doença
Por: -Eliza Maliszewski


A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) confirmou o sétimo caso de mormo neste ano. Trata-se de um cavalo em uma propriedade rural no município de Araguatins, região norte do Tocantins. A confirmação se deu na última sexta-feira (2) com testes feitos no laboratório oficial do Ministério da Agricultura.

Já estão sendo tomadas as medidas sanitárias para evitar a propagação da doença como a eutanásia do animal com aplicação de um fármaco, interdição da propriedade e saneamento e a coleta de amostras em animais que podem ter pego a doença no local. 

“Para controlar essa doença precisamos contar com o apoio dos criadores para que cumpram as exigências legais sobre trânsito de animais e evite a transmissão de mormo, pois além da enfermidade causar prejuízos econômicos, pode ser transmitida para o ser humano,” destacou o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

Este é o primeiro caso de mormo no município de Araguatins. Este ano, outros casos ocorreram nos municípios de Formoso do Araguaia, Dueré, São Salvador e Santa Fé. Por se tratar de uma zoonose, a Agência comunicou a Secretaria da Saúde do Estado sobre a confirmação do caso, conforme prevê a legislação.

O mormo é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria que acomete principalmente os equídeos (asininos, equinos e muares). Nos equídeos, os principais sintomas são nódulos nas narinas, corrimento purulento, pneumonia, febre e emagrecimento. Existe ainda a forma latente (assintomática) na qual os animais não apresentam sintomas, mas possuem a enfermidade. A doença é transmitida a humanos pelo contato com animais infectados.

*com informações da assessoria de imprensa
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink