CI

Todos os estados receberam sementes misteriosas

Sete pacotes das sementes foram recebidos por moradores do Amazonas


Foto: Divulgação/Adaf

Se faltava apenas o Amazonas receber as sementes misteriosas da China, não falta mais. Sete pacotes das sementes foram recebidos por moradores do estado, cinco em Humaitá e dois em Autazes. As amostras foram recolhidas pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf).

Com isso todos os 26 estados e o Distrito Federal receberam pacotes com as amostras. Os principais destinos de origem são China e Malásia. Muitos dos casos sequer fizeram compras em sites chineses.

O mistério segue. Até o último dia 6 de outubro o laboratório oficial do Ministério da Agricultura em Goiânia (GO) havia recebido 258 pacotes de sementes para análise. Em uma preliminar já foram 39 amostras em análise. Uma amostra foi detectada com ácaro vivo e duas amostras com bactéria; de outras 25 amostras três foram identificadas com fungos diferentes e de 17 amostras sequenciadas quatro delas têm possibilidade de pragas quarentenárias, provavelmente ervas daninhas que não existem no Brasil.

Por isso as autoridades de agricultura e fitossanitárias reforçam o alerta para que quem receba não abra nem jogue no lixo. Deve entregar para as autoridades competentes. Países como os Estados Unidos, que também receberam os pacotes, não acreditam em tentativas de bioterrorismo ou contaminação. A explicação mais aceita até o momento é a prática de brushing. Uma prática que consiste em enviar mercadorias não solicitadas com o objetivo de registrar compras falsas e aumentar a pontuação no ranking de comércio eletrônico. 

A Embaixada da China declarou que vê indícios de fraude nas etiquetas dos pacotes de sementes de plantas enviados do país asiático para diferentes endereços brasileiros. O órgão explicou, porém, que sementes são artigos de envio proibido ou restrito para os países membros da UPU (União Postal Universal), da qual o Brasil não faz parte. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.