CI

Torneio Leiteiro será destaque na Expocotri 2009

Considerada uma das mais novas feiras agropecuárias de Mato Grosso, a Expocotri chega à sua 5ª edição com expectativas de bons negócios neste ano

Considerada uma das mais novas feiras agropecuárias de Mato Grosso, a Expocotri chega à sua 5ª edição com expectativas de bons negócios neste ano. O evento, que será promovido entre os dias 27 e 30 de agosto pelo Sindicato Rural de Cotriguaçu (950 km a noroeste da capital) e que conta com o apoio do Sistema Famato/Senar-AR/MT (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), traz em 2009 ampla programação com diversos atrativos para diversificados públicos.

“Sem dúvida vamos superar a edição passada em negócios. De quatro anos para cá estamos quebrando o paradigma, ou seja, a visão de que a Expocotri é apenas um evento de entretenimento, mostrando que os pontos fortes deste evento também estão nos negócios, com leilões de gado de elite, cavalos, ovinos e maquinários, entre outros, além, é claro, de muita diversão”, disse o presidente do Sindicato Rural de Cotriguaçu, Arnaldo de Campos.

De acordo com Campos, um dos momentos mais aguardados pelo público e que já se tornou uma tradição na feira é o Torneio Leiteiro, que implica numa competição em que são realizadas ordenhas durante quatro dias, e posteriormente a pesagem do leite, registrando a média de litros que as matrizes (vacas) produzem. Em 2008 a matriz vencedora teve uma média de 21 kg do produto. O prêmio para o produtor campeão de 2009 é uma ordenha mecânica; no total serão mais de R$15 mil.

“Este é um evento muito bem elaborado e executado pelo sindicato em parceria com a secretaria municipal e tem despertado muito interesse em toda a região. Nossa cadeia produtiva de leite está crescendo expressivamente e o torneio apresentará os melhores resultados genéticos por meio das matrizes participantes”.

Na região de Cotriguaçu (Noroeste) será instalada em breve uma indústria de produtos lácteos e a expectativa dos produtores é de crescimento na economia local. “Cotriguaçu acompanha o desenvolvimento e contribui para a economia do estado, e a chegada dessa indústria mostra o potencial produtivo da região e o quanto estamos inseridos no desenvolvimento”, salientou o presidente.

A exposição contará com ciclo de palestras com temas específicos da agropecuária, entre eles o leite, com o presidente da Coopernova (Cooperativa Agropecuária Mista de Terra Nova), Daniel Robson. A cooperativa beneficia cerca de 120 mil litros/dia. “Acreditamos que este é o caminho, a gente pretende criar uma cooperativa aqui também, para isso é necessário conhecimento”, afirmou Campos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.