CI

Torneio premia produtores de leite em Cristianópolis

Evento realizado com apoio da Emater incentiva cadeia produtiva do leite na região


Entre os dias 25 e 28 de outubro, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou no município de Cristianópolis - GO, a 19ª edição do Torneiro Leiteiro. O evento, realizado na Associação dos Produtores do município teve como objetivo promover a atividade leiteira na região e levar aos produtores rurais informações sobre o manejo adequado do gado. 

Durante dois dias, técnicos da Emater acompanharam a ordenha dos animais escolhidos pelos produtores nas propriedades rurais. Segundo o responsável pela Unidade Local da Emater em Cristianópolis, Wilson Elias de Souza, os participantes concorreram nas categorias conjunto e individual. “No final, quatro produtores disputaram o troféu de primeiro lugar”, explicou o responsável pela Unidade. 

De acordo com Wilson, a região apresenta potencialidades para a produção leiteira, principalmente entre os municípios de Cristinópolis e Piracanjuba, sendo um dos motivos para a realização do Torneio, que tem sido realizado há anos. “Temos um número considerável de produtores de leite que necessitam de informações qualificadas para o desenvolvimento da atividade”, pontuou.

Premiação

Apesar de a classificação agraciar apenas um produtor como o vencedor do torneio, todos os participantes foram premiados com produtos veterinários e ração para o gado. O vencedor da categoria individual, que conquistou a posição com uma produção de 77kg, Geovane Peixoto Gonçalves,  levou para casa um troféu além da sensação de dever cumprido. “Participar de uma iniciativa assim é muito importante e satisfatória. Já que em tempos difíceis da produção leiteira, é crucial incentivar a atividade”, expôs o produtor rural do município de Cristianópolis.

Ainda segundo o produtor rural, a pecuária leiteira é uma verdadeira paixão. “É necessário amor para continuar na atividade. É uma produção com muitas variáveis e demanda do produtor uma determinação contínua”, contou Peixoto. 

A segunda, a terceira e a quarta colocação foram ocupadas respectivamente pelos produtores rurais, Maycon Souza Ribeiro, João Lucas Arruda Lemes e Jováh Batista Gonçales, com produções de leite que pesaram 69kg, 64kg e 60kg. 

Assistência técnica

No município de Cristianópolis, grande parte dos produtores de leite são assistidos pela Unidade Local da Emater. O objetivo da assistência técnica é fornecer informações qualificadas e desenvolver projetos que possam melhorar a qualidade produtiva. Segundo Wilson Elias de Souza, os técnicos da Emater repassam informações para a gestão da propriedade e manejo adequado da produção, além das possibilidades de comercialização do produto. 

Parceria

Com realização da Emater, a 19ª Edição do Torneiro Leiteiro contou com a parceria do Latícinio Piracanjuba, Câmara Municipal e Associação dos Produtores Rurais de Cristianópolis. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.