CI

Touro Brangus líder do Sumário Natura está na GENEX

O Brangus Santa Cruz F529 se classificou com 21,28 de IND Final


A GENEX, uma das empresas líderes no segmento de inseminação artificial (IA) no Brasil, encorpa sua bateria de corte taurino ao contratar o touro Santa Cruz F529, que lidera o ranking do Sumário Natura 2018/2019.

O reprodutor, que pertence a Augusto Caldeirão diretor da marca Brangus Santa Cruz, tem uma genealogia fechada em genética americana. Filho do touro Mr. Classic, líder na produção dos reprodutores mais destacados da pecuária americana e na linha materna possui genética consagrada em precocidade sexual e habilidade materna. Sua mãe, a vaca Santa Cruz B159, top 8% para índice final, faz parte da elite de doadoras da fazenda, filha do Malibu, o touro pai mais utilizado na formação da base de doadoras da Santa Cruz.

“Acredito que o F529 vai contribuir muito para a melhoria de planteis de seleção da raça Brangus, bem como no aumento da produtividade de rebanhos de produção comercial, pois é uma ‘máquina’ de produzir carne de qualidade. E enxergamos que a GENEX é uma empresa como a nossa, focada em levar genética comprovada e diferenciada a seus clientes”, detalha Caldeirão.

Para Reinaldo Leopoldino, promotor técnico Corte da GENEX, todos estes atributos o tornam uma ótima opção para ser utilizado nos mais diversos sistemas produtivos, inclusive para produção de genética. “Para quem quer produzir bezerros e novilhos com ótimo desempenho ou fêmeas de reposição muito produtivas, F529 é uma excelente escolha”.

Segundo o geneticista do Gensys, Mario Piccoli, que coordena o Sumário o Santa Cruz F529 é um touro curve bender, no português dobrador de curva, com DEP (Diferença Esperada na Progênie) de peso ao nascer negativa e DEP de ganho a desmama e ganho ao sobreano positivas, além de DEPs destacadas para precocidade e musculosidade. “O touro agrega ainda características de adaptação, ou seja, DEPs desejáveis para pelame e prepúcio”, explica.

Programa Natura

É um programa de melhoramento genético de animais Brangus, Angus e Ultrablack, que conta com 31 fazendas associadas no Brasil, cadastradas na Prova Zootécnica para efeitos de emissão de CEIP. “No programa são observadas características que são hoje exigidas pelo mercado de produção de carne de qualidade, como ganho de peso, precocidade de acabamento e rendimento de carcaça, bem como a adaptação aos vários ambientes de produção da pecuária nacional devido à alta rusticidade da raça Brangus. Hoje os principais touros Brangus nacionais disponívies nas centrais têm origem no Programa Natura”, comenta Piccoli.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.