CI

Touros ABS têm destaque em resultados de testes de progênie apresentados na Megaleite

Gerente de Produto Leite Tropical chama a atenção para a alta capacidade de transmissão dos animais da bateria ABS


No decorrer da Megaleite 2018, em Belo Horizonte (MG), a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (ABCG) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) apresentaram o resultado do Teste de Progênie dos touros Girolando, que comprovou a qualidade dos animais da bateria ABS.

Neste ano, a metodologia da prova trouxe novidades. Até agora, apenas as primeiras três lactações eram consideradas, mas, com o objetivo de aumentar o número de filhas participantes no resultado e maximizar a confiabilidade, outras lactações também passaram a ser contempladas.

“O que percebemos é que a velocidade do melhoramento genético tem aumentado nos últimos anos, e os touros jovens têm capacidades cada vez maiores de transmissão”, afirma o gerente de Produto Leite Tropical da ABS, Fernando Rosa.
De acordo com Fernando, o resultado dos testes de progênie revelou índices excelentes em touros da bateria ABS. O Duque, filho do Shottle e da Opala, apresentou um PTA de 590 kg para leite, com 81% de confiabilidade e ainda é betacaseína A2 A2.

Outro animal de destaque foi o Rei, também filho do Shottle. Ele alcançou um PTA de 525 kg para leite, com 75% de confiabilidade, e antecipa a idade ao primeiro parto em 28 dias. Além disso, no Girolando ¾, o touro Galanteio, filho do Mr. Minister, obteve PTA de 380 kg para leite, antecipa a idade ao primeiro parto em 47 dias e é betacaseína A2 A2.
Por fim, foi antecipado o resultado do teste de progênie do touro Brazão Bixia Toystory, que, além da alta capacidade de transmissão, ainda antecipa a idade ao primeiro parto em 42 dias e também é betacaseína A2 A2.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.