CI

Touros reprodutores renomados da Semex serão destaques na Expogenética

A partir de agosto inicia o período ideal para a estação de monta


A partir de agosto inicia o período ideal para a estação de monta. O objetivo é definir a gestação das vacas e ter o maior controle de nascimentos, vacinação, desmame, castração, adequando o rebanho desde o nascimento até o período do abate. Ou seja, exercer o manejo de uma forma planejada e prever soluções de acordo com cada estação do ano.  Para isto é preciso atingir o maior número possível de prenhes.

Com base neste propósito, a Semex Brasil selecionou touros provados, com destaque nas Diferenças Esperadas nas Progênies (DEP’s) de maior valor econômico para a pecuária de corte. Durante a Expogenética - que acontece até o dia 28 de agosto – no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), a Empresa apresenta os reprodutores ranqueados entre os melhores das raças de corte. “A Semex tem investido fortemente neste projeto. Nossa equipe foi treinada para atender às necessidades do pecuarista para que seu negócio seja rentável, sólido e sustentável economicamente. Constantemente realizamos treinamentos técnicos nas fazendas, para que juntos possamos alcançar a alta produtividade no rebanho”, ressalta o gerente de produto de Gado de Corte, Antônio Carlos Sciamarelli Junior.

A Semex dispõe de animais de genética reconhecida e consolidada em criatórios de renome em todo o Brasil, como Naviraí, Genética Aditiva, Fazenda Água Boa, Fazenda Nelore de Golias, Mafra Agronegócio, Nelore Lemgruber, Instituto de Zootecnia e Vera Cruz.

Estes touros foram destaques nas avaliações dos mais diversos programas do Brasil, entre eles a ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores – DEP); o PMGZ (Programa de Melhoramento Genético Zebu da Associação Brasileira de Criadores de Zebu); e a Embrapa Geneplus. Além disto, todos recebem o selo Destaque em Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que classificam touros já consagrados em programas de IATF e agregam mais valor nas características econômicas para a propriedade.

“A Semex tem investido fortemente na bateria de touros, inclusive com novas contratações de Bruto FVC, Conan FVC e Ikallai FIV da BSB, com destaque para Máximo FVC, Top 0,5% na ANCP, Top 0,1% na PMGZ e Top 3% na Qualitas. Máximo é um dos reprodutores mais bem avaliados de nossa bateria, com grandes raçadores em seu pedigree como: Provador, Marisco, Quark e Tecelão. Seus filhos já nascem este ano na fazenda Nelore Vera Cruz”, destaca.

Hoje, todos os reprodutores Semex são touros de reserva de plantel, que irão produzir as próximas gerações dentro de cada criatório. De acordo com Antônio Carlos, as raças zebuínas seguem o mesmo padrão genético devido aos anos de seleção em fazendas renomadas e conferem a suas progênies ganho de peso, habilidade maternal e filhos homogêneos. Entre alguns destaques nacionais estão: Navarro de Navirái, Quinteto da Água Boa, entre outros.

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da pecuária brasileira, a Semex também tem ministrado palestras em diferentes regiões, sempre abordando a importância da utilização de sua bateria de reprodutores. “Durante as conferências apresentamos ao pecuarista, como fazer a escolha correta do touro reprodutor, destacando as principais características de interesses econômicos e como isto irá impactar na produção do rebanho. Em 2017, intensificaremos os dias de campo, comprovando os resultados de nossos touros e das fazendas que os utilizam corretamente”, acrescenta o gerente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.