Agronegócio

Toyota firma parceria global com WWF em prol da sustentabilidade

US$ 1 milhão para o projeto Floresta Asiática Viva
Por:
844 acessos

 

A Toyota Motor Corporation e a organização não governamental WWF (Fundo Mundial para a Natureza, a maior entidade conservadora independente), firmaram um acordo de cinco anos que visa acelerar a transição do planeta em prol da sustentabilidade e conservação da biodiversidade. Por meio desta parceria, as organizações trabalharão em conjunto para promover a conscientização ambiental, convergindo em direção a uma sociedade "carbono zero".

A Toyota é a primeira companhia automotiva e a primeira empresa japonesa a assinar um acordo de parceria global com a WWF.

Como parte da parceria, a Toyota apoiará o projeto Floresta Asiática Viva, que consiste em diversas atividades desenvolvidas pela WWF, em andamento ou prestes a entrar em vigor, para conservar florestas tropicais e animais selvagens no sudeste asiático. O projeto será realizado em lugares prioritários como Bornéu e Sumatra, na Indonésia. No futuro, o projeto será expandido para a região do Grande Mekong, também na Indonésia.

As atividades se concentrarão em aumentar a sustentabilidade de recursos naturais como madeira, papel, celulose, óleo de palma e borracha natural. A produção não sustentável destes materiais está entre as principais causas do desmatamento, colocando as espécies em risco de extinção.

Neste ano, a Toyota doará US$ 1 milhão para o projeto Floresta Asiática Viva e continuará apoiando a iniciativa durante cinco anos. A parceria com a WWF fortalece os esforços da Toyota em atingir as metas de seu Desafio Ambiental 2050. O apoio ao projeto auxiliará na concretização de um dos pilares deste desafio: estabelecer uma sociedade futura em harmonia com a natureza.

Com a expectativa de crescimento na demanda de borracha, principal recurso para fabricação de pneus de carros, a parceria reconhece que tanto a produção quanto a utilização sustentável deste material são necessárias para a conservação dos ecossistemas. A Toyota está ciente dos desafios ambientais e sociais que envolvem o ciclo de produção da borracha natural e assume o compromisso de contribuir com as indústrias e partes interessadas para o estabelecimento de normas internacionais, bem como outras atividades promovidas pela WWF.

De acordo com Didier Leroy, vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation, a companhia compartilha da mesma visão da WWF. "Temos que alcançar uma sociedade verdadeiramente sustentável e deixar um planeta vivo para as gerações futuras. Quando começamos a trabalhar em ações concretas para alcançar o nosso Desafio Ambiental Global 2050, decidimos que unir forças com organizações não governamentais focadas nesta causa é essencial. Nossa parceria e apoio a projetos como o Floresta Asiática Viva estão entre as formas mais eficazes para uma empresa como a Toyota provocar um impacto positivo e sensibilizar funcionários, fornecedores e clientes sobre a importância da gestão sustentável de recursos naturais."

Sobre o Desafio Ambiental Global 2050

Com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente global, a Toyota anunciou, em outubro de 2015, seu Desafio Ambiental 2050. A companhia assumiu novos desafios para o futuro do planeta envolvendo ações que contornem questões ambientais como alterações climáticas, escassez de água, esgotamento de recursos e degradação da biodiversidade. O Desafio Ambiental 2050 visa reduzir a zero o impacto negativo de produção e condução de veículos, gerando benefícios para a sociedade.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink