Trabalho da Emater-MG será um dos destaques da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Agronegócio

Trabalho da Emater-MG será um dos destaques da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento acontece em Belo Horizonte
Por:
848 acessos

O trabalho da Emater-MG será um dos destaques da 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre entre os dias 9 e 13 de novembro, no complexo Expominas, em Belo Horizonte. A empresa vai demonstrar algumas tecnologias disseminadas por ela, visando a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares, a segurança alimentar e a preservação ambiental.

Os extensionistas da Emater-MG irão mostrar o preparo de caldas agroecológicas para o controle de pragas e doenças sem agressão ao meio ambiente e à saúde do produtor. Para preparar essas caldas, por exemplo, são utilizados leite, mamona, detergente e óleo de soja. O público poderá ver de perto como fazer essas caldas, que são medidas simples na proteção das plantas. Além disso, os técnicos da empresa irão demonstrar a utilização de recipientes alternativos, como garrafas PET e latas de alumínio, para o cultivo de plantas. 

“A Emater-MG sempre busca na pesquisa e nas inovações tecnológicas informações técnicas que tendem a melhorar a atividade que o produtor exerce e que trazem benefícios para a vida dele. A Emater-MG tem a função de fazer com que essas novas tecnologias cheguem ao agricultor para a melhoria da produção, produtividade e geração de renda”, diz o gerente do Departamento Técnico da Emater-MG, Dirceu Ferreira.

Ainda serão exibidos vídeos com dicas técnicas e sobre o papel da Emater-MG na disseminação de tecnologias que visam maior produtividade, sustentabilidade e segurança alimentar. No local, os técnicos da empresa estarão à disposição para atender e orientar os visitantes nos assuntos relacionados à assistência técnica e extensão rural.

“É muito interessante a participação neste evento para que estudantes e o público urbano conheçam as tecnologias que a Emater-MG utiliza no meio rural e um pouco mais do trabalho desenvolvido pela empresa”, afirma Ferreira.

A Semana

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e conta com a colaboração de diversos parceiros. Tem o objetivo de aproximar a ciência e tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem as pessoas a discutirem as implicações sociais da Ciência. Neste ano, o tema aborda a contribuição da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico na cadeia produtiva de alimentos, na promoção da segurança alimentar e no combate à desnutrição. Para mais Informações: semanact@mctic.gov.br . 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink