CI

Transgênicos: Paraguai alivia restrições para estudos

Obtenção de licenças que, anteriormente, demoravam meses, foi desburocratizada


Atendendo a pedidos do setor produtivo, o Ministério da Agricultura e da Pecuária (MAG), do Paraguai, confirmou nesta terça-feira (02) que está reduzindo as restrições para que variedades de cultivos transgênicos sejam testadas e analisadas no país.

Segundo o Diário Última Hora, com a Resolução nº 2.128 / MAG, assinada pelo ministro Enzo Cardozo, a obtenção de licenças que, anteriormente, demoravam meses para serem emitidas, foi desburocratizada pelo ministério, que manteve, no entanto, algumas das restrições para práticas comerciais.

Desta maneira, uma vez semeadas em lavouras experimentais no Instituto Paraguaio de Tecnologia Agrária (IPTA) e aprovadas por técnicos ambientais e da área da saúde, as sementes de milho, soja e outras variedades geneticamente modificadas poderão saltar à etapa seguinte, que é a utilização comercial.

Atualmente, quatro empresas multinacionais estão na fila para que variedades de milho transgênico sejam analisadas no país. O plantio de transgênicos no Paraguai ocorre, em muitos dos casos, com o uso de sementes contrabandeadas do Brasil ou da Argentina, onde a lista de variedades permitidas é maior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.