Transgênicos Bt não impactam biota do solo, diz estudo
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
DESCOBERTA

Transgênicos Bt não impactam biota do solo, diz estudo

Estudo e uma revisão de várias pesquisas
Por: -Leonardo Gottems

Uma nova meta-análise descobriu que as safras Bt, geneticamente modificadas para resistir a insetos-praga, em total contraste com alguns pesticidas, não têm impacto nos invertebrados do solo. O estudo, oublicado na revista Transgenic Research, é a primeira revisão sistemática dos efeitos das culturas geneticamente modificadas (GM) em invertebrados do solo e a primeira revisão desse tipo a incluir uma meta-análise quantitativa. 

“O debate em andamento sobre os efeitos ecológicos das lavouras Bt requer análises abrangentes do impacto sobre a biodiversidade do solo e seus serviços ecossistêmicos”, escrevem os autores. "Invertebrados de solo não-alvo são particularmente reconhecidos por sua contribuição para a disponibilidade de nutrientes para as plantas e a renovação da matéria orgânica e, portanto, é importante proteger essa taxa de invertebrados”, completa. 

Para fornecer proteção contra pragas, os pesquisadores inserem um gene de Bacillus thuriengensis, uma bactéria do solo que ocorre naturalmente e é amplamente usada para proteção de culturas na agricultura orgânica, por meio da qual a planta expressa uma proteína Cry que é tóxica para certos insetos. 

Outros estudos recentes mostraram que as safras Bt não têm efeitos prejudiciais sobre os insetos benéficos nos campos dos agricultores. Mas as revisões anteriores de como os cultivos Bt afetam os organismos não-alvo (NTOs) "não incluíram efeitos quantitativos sobre os invertebrados do solo no nível das espécies, nem atenderam aos princípios das revisões sistemáticas ", observam os autores. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink