CI

Transporte de aves deve seguir normas legais e zoossanitárias

A movimentação de aves precisa ser feita em conformidade com regras e normas sanitárias


Foto: Eliza Maliszewski

A movimentação de aves precisa ser feita em conformidade com regras e normas sanitárias, como forma de impedir a difusão de doenças, garantir o transporte de maneira adequada e salvaguardar a economia do Estado. O alerta é do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, aos produtores rurais, avicultores, transportadores, abatedouros, profissionais da medicina veterinária e demais pessoas que movimentam esses animais em todo o Estado.

Dentre as principais normas estão a obrigatoriedade de emissão de Guias de Trânsito Animal – GTAs e a emissão de Nota Fiscal da empresa com número de registro do produtor. Na questão sanitária, a movimentação de aves requer comprovação de vacinação contra doença de Marek para pintos de um dia; certificado de granja registrada e certificada como livre de Mycoplasma e salmonella pelo Mapa para aves com a finalidade reprodução; comprovação de vacinação contra doença de Newcastle para aves de postura e com a finalidade reprodução, etc.

A Gerência de Fiscalização Animal da Agrodefesa divulga roteiro com orientações sobre a forma correta de movimentar as aves. Confira. https://www.agrodefesa.go.gov.br/noticias/755-movimenta%C3%A7%C3%A3o-de-aves-deve-seguir-normas-legais-e-zoossanit%C3%A1rias,-orienta-governo-de-goi%C3%A1s-por-meio-da-agrodefesa.html.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.