CI

Transporte ferroviário cresceu apenas 2.8% em 2012, diz CNT

Em 2012, foram movimentados 459 milhões de toneladas


O transporte de cargas via ferrovias no ano de 2012 foi de 301,4 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU), que significa crescimento de 2,8% em relação ao ano anterior, revela o estudo “Transporte e Economia – o Sistema Ferroviário Brasileiro”, publicado na terça-feira (26) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).


Minério de ferro, soja e milho são os principais produtos transportados pelas ferrovias no país. Eles corresponderam a 73,9%, 5,18% e 3,79%, respectivamente, das cargas transportadas pelo modal.

O levantamento traz uma análise completa do setor ferroviário, apresentando estatísticas sobre a movimentação de carga, investimentos públicos e privados e os principais entraves relacionados ao desenvolvimento do modal.

De acordo com o presidente da CNT, senador Clésio Andrade, o transporte ferroviário nacional vem ganhando destaque como um mecanismo indutor de crescimento e desenvolvimento econômico.

“Os investimentos anunciados no final do ano passado pelo governo federal são um avanço para o setor. Contudo, intervenções importantes para o desenvolvimento do país, como a construção de contornos ferroviários e recuperação de ferrovias, não foram contempladas”, destaca.

Esse é justamente um dos pontos abordados pelo relatório: a necessidade de ampliação dos recursos disponibilizados pelo governo. A CNT avalia que as obras previstas para a melhoria da malha são medidas corretivas, insuficientes para a adequação da matriz de transporte brasileira e para o incentivo à produção nacional.

O Programa de Investimento em Logística (PIL) prevê intervenções em 10 mil quilômetros de ferrovias com investimento estimado em R$ 91 bilhões, dos quais R$ 56 bilhões devem ser aplicados nos primeiros cinco anos de contrato.

O trabalho ainda avalia o novo modelo de concessão proposto dentro do PIL. De acordo com o levantamento, a maior complexidade do modelo e a maior regulamentação podem dificultar o funcionamento do sistema e do mercado de transporte ferroviário de cargas.


Entraves

Nos últimos anos, o transporte ferroviário no Brasil registrou um significativo incremento. De 2006 a 2012, a produção teve alta de 26% (média de 4,4% ao ano). Em 2012, foram movimentados 459 milhões de toneladas úteis.

Porém, mesmo diante de resultados positivos, o desempenho e a eficiência das ferrovias nacionais são afetados por diversos fatores. As invasões das faixas de domínio reduzem a velocidade comercial de 40 km/h para até 5 km/h. Outro entrave se refere aos 12.289 cruzamentos rodoferroviários. Desses, 2.569 são considerados críticos e 276 prioritários.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.