CI

Três Lagoas e Ivinhema recebem seminário sobre gestão eficiente da água

Três Lagoas e Ivinhema sediam o evento nos dias 17 e 18 de novembro nos seus respectivos sindicatos rurais


Técnicos do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, da Semade - Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento e do Imasul – Instituto de Meio Ambiente do estado percorrem as oito regionais sindicais realizando treinamento sobre a gestão eficiente da água. Três Lagoas e Ivinhema sediam o evento nos dias 17 e 18 de novembro, a partir das 8 horas, nos seus respectivos sindicatos rurais.

A ideia é esclarecer questões referentes à elaboração de outorga, instrumento da Política de Recursos Hídricos que garante o direito de utilizar ou realizar interferências nos recursos hídricos, necessários à sua atividade.

A iniciativa surgiu a partir da solicitação dos produtores rurais que não sabiam da obrigatoriedade da outorga e tinham dúvidas sobre o processo de implantação. “O maior questionamento é saber como o produtor vai administrar a gestão dos dados exigidos pela outorga. O relatório obtido a partir das informações geradas pelo hidrômetro e o horímetro (que nada mais é que um medidor da água e tempo) é a melhor forma de certificar como o usuário está utilizando os recursos hídricos”, ressalta a engenheira agrônoma e consultora técnica do Sistema Famasul, Daniele Coelho.

O treinamento já passou por Camapuã, que faz parte da regional norte, e por Campo Grande, ambas com grande participação. Durante o encontro os técnicos ressaltam também a necessidade de assegurar o controle quantitativo e qualitativo da água na propriedade. “Ao final, todas as contribuições serão relatadas em um documento que será apresentado ao governo estadual”, explica a consultora.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.