CI

Trigo: Quebra da safra gaúcha pode chegar a 30% e dispensar intervenção nos preços

Chuva deve continuar na próxima semana


Com as chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde o último sábado (15.10), a quebra da safra de trigo no estado já é estimada em 10% – em torno de 250 mil toneladas. No entanto, como a previsão aponta que as precipitações devem voltar com força na próxima semana, as perdas podem atingir nada menos que 30% da safra.

Esse comportamento do clima poderá mudar todo o cenário para o trigo no Mercosul: preços, abastecimento, exportação e até mesmo uma possível intervenção do governo nesta temporada. Na avaliação do analista sênior da Consultoria Trigo &  Farinhas, Luiz Carlos Pacheco, se a quebra atingir 30% da safra gaúcha, “eliminaria a necessidade de intervenção do governo”.

“Com toda certeza haveria interesse de exportação de boa parte deste volume, que subiria para 750 mil toneladas (e coincidiria com a projeção da Conab de exportação). O efeito mais importante, porém, seria sobre os preços do trigo para moagem, que poderiam subir significativamente, na mesma proporção dos estragos”, conclui Pacheco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.