Trigo biofortificado fornece maior nível de ferro

NUTRIÇÃO

Trigo biofortificado fornece maior nível de ferro

"Qualquer coisa que pode melhorar a nutrição de alimentos minerais a baixo custo é válida"
Por: -Leonardo Gottems
180 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente

Pesquisadores do Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) desenvolveram uma espécie de trigo biofortificado que é capaz de fornecer altos níveis de ferro de forma natural. De acordo com Robert Graybosch, um dos cientistas responsáveis pela pesquisa, cerca de 60% da população mundial não recebe ferro suficiente. 


"A fortificação é potencialmente útil, pois as pessoas em muitas partes do mundo não consomem uma dieta balanceada e seus principais alimentos não possuem minerais. Isso pode ser resolvido com a fortificação, o processo de adicionar minerais de volta aos produtos alimentícios. Isso é feito com farinhas usadas para assar pão”, comenta. 

Segundo informou o pesquisador, a equipe tentou combinar duas propriedades, baixo teor de fitato e alta proteína de grãos, sem reduzir o rendimento. Isso porque o fitato é chamado de “antinutriente”, porque ele impede que o organismo consiga absorver alguns minerais, como é o caso do ferro. 

Seus resultados mostram que é possível combinar os dois traços sem nenhum efeito negativo sobre o rendimento de grãos.  Embora mais trabalho precise ser feito para obtê-lo no trigo que pode ser plantado pelos agricultores, os genes podem ser usados para desenvolver trigo mais nutritivo sem sacrificar o rendimento. 

"Eu acho que qualquer coisa que pode melhorar a nutrição de alimentos minerais a baixo custo ou sem nenhum custo para o consumidor é de valor. Qualquer coisa que possamos fazer para melhorar a nutrição em todo o mundo contribuirá para melhorar a vida de nossos companheiros", conclui.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink