CI

Trigo/CEPEA: Preços internos são os menores do ano

Cotações do cereal têm registrado quedas expressivas no mercado brasileiro



Desde o anúncio da redução da TEC (Tarifa Externa Comum) para importação de um milhão de toneladas de trigo de fora do Mercosul até o dia 15 de agosto, as cotações do cereal têm registrado quedas mais expressivas no mercado brasileiro. Na maior parte das regiões acompanhadas pelo Cepea, os valores são ou estão próximos dos menores patamares do ano.

Considerando-se todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, no mercado disponível, a média de junho/14 ficou abaixo da de junho/13, em termos nominais. No mercado de balcão, os valores ainda estão maiores que os de junho/13, mas praticamente sem liquidez. Segundo pesquisadores do Cepea, o mercado já esperava queda nos preços do grão e dos derivados no Brasil, diante da maior disponibilidade mundial de trigo nesta temporada e da desvalorização do dólar, que favorece a importação e dificulta a exportação.

Além disso, estimativas indicam safra brasileira recorde. Dessa forma, a medida do governo de reduzir a TEC para tentar amenizar o avanço da inflação pode prejudicar o triticultor brasileiro, que deve ter uma receita inferior aos custos, principalmente em relação à mensurada no planejamento da safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.