Trigo exige cuidado após período chuvoso para evitar doenças e falta de adubo
CI
Agronegócio

Trigo exige cuidado após período chuvoso para evitar doenças e falta de adubo

Agricultores da região precisam ter atenção com as lavouras de trigo
Por:
A partir do retorno do sol, agricultores da região precisam ter atenção com as lavouras de trigo, visto conseqüências que podem surgir em função do excesso de chuva dos últimos dias. O técnico agrícola do escritório municipal da Emater de Ijuí, Édio Korb, ressalta que já há relatos de produtores sobre existência de manchas foliares no cereal, visto a alta incidência de umidade e falta de luminosidade.
 
Korb pede que os agricultores avaliem bem com técnicos da área a necessidade ou não de aplicar fungicidas. Ele ainda alerta que as fortes chuvas fizeram com que o nitrogênio fosse para partes mais profundas do solo, com isso também há necessidade de repor nitrogênio no trigo, especialmente por meio de uréia.
 
O longo período de precipitações pluviométricas também promoveu atraso no plantio do trigo. O prazo recomendado para cultivo do cereal na região de Ijuí encerra no próximo dia 10. Muitos produtores fizeram o plantio mesmo em condições adversas, ou seja, com muita umidade no solo. Após dia 10 de julho a recomendação é que os agricultores avaliem bem as conseqüências de plantar trigo ou fazer apenas uma cobertura de solo e efetuar cultivo do milho mais no cedo.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink