CI

Trigo irrigado é tema de Dia de Campo no Distrito Federal

As estações irão apresentar as cultivares de trigo BRS 254 e BRS 264, controle das doenças do trigo, potencial produtivo da cultura, e competitividade do trigo


A Embrapa Cerrados (Planaltina - DF) realiza, em parceria com a Embrapa Trigo (Passo Fundo - RS), Emater/DF e COOPA/DF, na próxima quarta-feira (17), o Dia de Campo de Trigo Irrigado. O evento, organizado anualmente
para apresentar as novidades da pesquisa aos produtores do Centro-Oeste e orientá-los sobre o manejo das lavouras de trigo, acontece na Fazenda Triacca, Módulo D-3 do Plano de Assentamento Dirigido do DF (PAD-DF). O acesso para quem sai de Brasília (DF) é pela BR 251 no sentido de Palmital (MG). As inscrições poderão ser feitas no local, a partir das 8h.

Os organizadores esperam reunir trezentos participantes. As estações irão apresentar as cultivares de trigo BRS 254 e BRS 264, controle das doenças do trigo, potencial produtivo da cultura, e competitividade do trigo. Os produtores poderão tirar dúvidas com os pesquisadores Júlio César Albrecht (Embrapa Cerrados), Márcio Silva (Embrapa Trigo)e João Leodato (Embrapa Trigo). Cláudio Malinski, da COOPA-DF, também irá passar informações sobre os benefícios das novas opções de trigo para plantio no Cerrado do Brasil central. A equipe da Emater -DF será responsável pela apresentação sobre competitividade e colheita.

O pesquisador Júlio Albrecht comenta que o Dia de Campo será uma oportunidade para discutir com os produtores sobre o controle da brusone e das manchas foliares, principais doenças do trigo. A equipe técnica do
evento também irá apresentar as tecnologias para o manejo das novas cultivares de trigo irrigado. A BRS 254 e BRS 264 foram lançadas em 2006 e já são utilizadas por triticultores das Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Mato Grosso.

A BRS 254, proveniente do cruzamento da Embrapa 22 com a cultivar Anahuac, possui alta força de glúten e alta estabilidade, características que os moinhos exigem para a panificação, e um potencial de produtividade de seis toneladas por hectare. A BRS 264, originada do cruzamento das cultivares Buckbuck, Chiroca e Tui, é um material com potencial de produtividade de 7 toneladas por hectare, boa qualidade industrial e precoce. O ciclo da emergência à maturação da BRS 264 chega a ser quinze dias menor comparado com outras variedades cultivadas pelos triticultores da região do Brasil Central.

Albrecht salienta que "a excelente qualidade industrial" das cultivares foi comprovada pelos moinhos. Albrecht estima que a BRS 254 e a BRS 264 serão as cultivares mais plantadas já no próximo ano. A área cultivada
de trigo no Cerrado das Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Mato Grosso aumentou, em 2008, 25% em relação à safra passada. Os triticultores conseguiram, na época do plantio, firmar contratos com os moinhos para comercializar a saca de trigo por R$42,00, valor bem acima dos R$32,40 estipulados pelo Ministério da Agricultura como o preço mínimo para o trigo da região Centro-Oeste. "Os valores pagos pela saca de sessenta quilos e a comercialização garantida foram incentivos para este aumento na área plantada de trigo no Cerrado", comenta Albrecht.

O trigo irrigado, nesta safra, ocupa em torno de 60 mil hectares de Cerrado do Brasil central, o que vai possibilitar uma produção recorde na região. Em 2008, as condições climáticas durante o ciclo da cultura favoreceram a qualidade dos grãos e as produtividades das lavouras. O produtor Neri Colpo, da Fazenda São Miguel, em Cabeceira (GO), está colhendo, em média, 107 sacos por hectare da BRS 254. Silvio Ribas, da Fazenda Sossego, triticultor do município de São João da Aliança (GO), conseguiu bater recorde nacional de produtividade de trigo
com a marca de 126,8 sacos por hectare da nova cultivar BRS 264, com um ciclo total da cultura de 113 dias. As produtividades elevadas obtidas pelos produtores dos municípios goianos, muito acima da média de 5,0
toneladas por hectare da região, também servem de incentivo para que outros triticultores passem a plantar as novas cultivares.

Os dados nacionais mostram o avanço do trigo no Brasil como um todo. A estimativa para a safra deste ano é colher 5,5 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 42% em relação a 2007. O Brasil consome, por ano, 10,5 milhões de toneladas de trigo.

O Dia de Campo de trigo irrigado conta com o patrocínio do Moinho Buriti e da Syngenta. As informações são da assessoria de imprensa Embrapa Cerrados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.