CI

Trigo tem no frio um aliado

O plantio no RS alcança 80% da área prevista


Para as lavouras de trigo mais adiantadas no Rio Grande do Sul, o frio tem sido um aliado, uma vez que beneficia um perfilhamento mais intenso e impede, ou atenua, a proliferação de doenças fúngicas. Os produtores têm aproveitado também a umidade presente no solo, que facilita as condições de manejo das lavouras na aplicação de uréia em cobertura. De maneira geral as lavouras apresentam bom desenvolvimento e se encontram livres de pragas e moléstias. Devido à ocorrência de chuvas nas principais regiões produtoras, o plantio da atual safra pouco evoluiu durante a semana. Segundo o Informativo Conjuntural, levantamento semanal sobre as culturas realizado pela Emater/RS-Ascar, o plantio do trigo já alcança 80% da área prevista, o que o coloca dois pontos abaixo da média das últimas cinco safras.

A canola encontra-se ainda nas fases de germinação e desenvolvimento vegetativo, apresentando bom padrão de lavoura. Os tratos culturais foram suspensos no período, devido ao excesso de chuva. O potencial produtivo das lavouras, pelo nível de tecnologia utilizada na sua implantação, é de colher em média entre 30 e 35 sc/ha.

As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.