CI

Trigo terá leilões de PEP e Pepro

Anúncio foi feito na Expointer. Medida vale para nova safra e não resolve problema do estoque de 330 mil t


O governo federal implementará leilões de PEP e Pepro para a nova safra de trigo. O anúncio foi feito ontem, na Expointer, pelo diretor do Departamento de Comercialização e de Abastecimento Agrícola e Pecuário do Ministério da Agricultura (Mapa), José Maria dos Anjos, durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno. Apesar de garantir o escoamento de parte da nova safra, os produtores estão preocupados com as 330 mil toneladas estocadas desde a colheita de 2008.

Conforme José Maria dos Anjos, os leilões começam pelos estados que já deram início à colheita, como o Paraná. Não há volume pré-determinado. "Será de acordo com a necessidade." Os pregões ainda dependem de portaria interministerial que pode ser publicada até o final desta semana. Porém, explicou que não é possível fazer leilões para o produto estocado, pois o ano agrícola terminou em 31 de julho e já estão em vigência novos preços mínimos, válidos para a safra 2009/2010.

O presidente Fecoagro, Rui Polidoro Pinto, considerou a medida positiva e informou que foi solicitada mudança nas regras para que haja também leilões da safra passada. O presidente da Comissão do Trigo da Farsul, Hamilton Jardim, destacou que o ministro Reinhold Stephanes se comprometeu a avaliar o pleito.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.