CI

Trigo transgênico é encontrado nos EUA

"Não há evidências de que o trigo transgênico tenha entrado no suprimento de alimentos"


O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) identificou plantas de trigo geneticamente modificadas (GE) em terras que não são usadas para fins comerciais, no estado norte-americano de Washington. Segundo a agência, o trigo transgênico em questão é resistente ao herbicida glifosato. 

"Não há evidências de que o trigo transgênico tenha entrado no suprimento de alimentos. Não há variedades de trigo transgênico para venda ou produção comercial nos Estados Unidos neste momento, já que o APHIS não liberou nenhuma variedade desse tipo de produto", disse a APHIS, acrescentando que o USDA está colaborando com o estado, a indústria e os parceiros comerciais para fornecer informações oportunas e transparentes sobre quaisquer descobertas. 

Após detecções anteriores do trigo transgênico em 2018 em Alberta, Canadá, em 2016 no estado norte-americano de Washington, em 2014 em Montana e em 2013 no Oregon, o USDA reforçou a fiscalização dos testes de campo. A APHIS agora exige que os desenvolvedores solicitem permissão para testes de campo envolvendo trigo transgênico. 

“Agradecemos que o USDA esteja colaborando com nossas organizações e com nosso estado, indústria e parceiros comerciais para fornecer informações oportunas e transparentes sobre suas descobertas à medida que investigam essa descoberta”, segundo a US Wheat Associates (USW) e a National Association of Wheat Growers (NAWG). 

Além disso, a USW e a NAWG afirmaram que não se pode “especular ou comentar sobre quaisquer possíveis reações do mercado até que possamos aprender mais com a APHIS e ter uma chance de discutir a situação com mais detalhes com clientes estrangeiros”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.