CI

Trigo Tropical em discussão no Fórum Nacional

O Brasil é referência mundial em agricultura tropical


Foto: Pixabay

O Brasil é referência mundial em agricultura tropical. Na triticultura, os trabalhos de pesquisa para a tropicalização do trigo na região de cerrado do Brasil Central começaram ainda na década de 1920, com avanços e limitações que ainda desafiam a ciência e o setor produtivo. Expansão do trigo tropical: oportunidades e desafios é o tema do painel do Fórum Nacional do Trigo, no dia 28/06, em Brasília, DF, que vai contar com a participação especial do pesquisador Pawar Singh, do Centro Internacional de Melhoramento de Trigo e Milho (CIMMYT).

O Brasil tem área física de 49 milhões de hectares destinados a lavouras temporárias. No País são cultivados com grãos até 72 milhões de hectares, porque no Brasil é possível fazer até três safras agrícolas na mesma área. Desta forma, são cultivados com grãos de verão 68,5 milhões de hectares (soja, milho, arroz, algodão) e com cereais de inverno (trigo, aveia, cevada, centeio, triticale) apenas 3,5 milhões de hectares. Somente na região de Cerrado do Brasil Central, a área disponível para o cultivo de trigo tropical é estimada em 4 milhões de hectares, mas a cultura está presente em apenas 6% da área, contabilizando perto de 260 mil hectares nos estados de MG, GO, DF, MS, MT e BA.

O painel Expansão do trigo tropical: oportunidades e desafios acontece no Fórum Nacional do Trigo, no dia 28/06, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, DF. A realização é da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Veja a programação completa em https://www.reuniaodetrigo.com.br/

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.