CI

Trilha ecológica é feita para comemorar Dia do Meio Ambiente em Barracão

No município de Barracão, uma trilha ecológica foi feita para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.


No município de Barracão, uma trilha ecológica foi feita para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Cerca de 70 pessoas, em sua maioria estudantes do ensino fundamental, participaram da atividade realizada na última sexta-feira (03/06), na localidade do Reassentamento II. A promoção foi da Emater/RS-Ascar de Barracão e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire e o objetivo foi proporcionar educação ambiental para os alunos da escola, pais, professores e comunidade em geral. 

De acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar de Barracão, Maria Carmo Figueiredo, os temas foram abordados em forma de estações, percorrendo os espaços na comunidade, mata nativa e nas proximidades de um lago natural pertencente à associação de moradores. 

A assistente técnica regional Social da Emater/RS-Ascar, Doriana Gozzi Miotto, falou sobre plantas bioativas, suas classificações, formas de preparos e a importância na relação com o meio ambiente. O técnico agrícola da Copercampos, Saimon Zanela, ressaltou assuntos relacionados às boas práticas para a aplicação de agrotóxicos, uso de EPIs, perigos de intoxicações humanas e poluição causados por esses produtos. 

O assistente técnico regional das Emater/RS-Ascar, Ilvandro Barreto de Melo, falou sobre manejo sustentável de Reservas Legais, espécies de árvores nativas, CAR e os biomas existentes no Brasil e na região. Por fim os técnicos da Emater/RS-Ascar de Barracão, Darlei Marini e Christian Tadeu Girardi Costa, abordaram temas relacionados à preservação dos recursos naturais, como a água e o solo.

"A Emater/RS-Ascar continua trabalhando para o bom desenvolvimento da agricultura local e regional, mas sem deixar de levar em consideração a preservação do nosso meio natural. Entendemos que o trabalho com jovens é um passo muito importante para a conscientização dos cuidados com o meio ambiente, já que alguns desses alunos serão sucessores nas propriedades rurais", avaliou Maria Carmo, extensionista e chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Barracão. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.