CI

Trimble e Embrapa formalizam acordo de parceria para redução de custos na cultura de arroz

Assinatura será no dia 28


Acordo prevê atividades para desenvolvimento de pesquisa, validação e transferência de tecnologias, realizadas em bases físicas da Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS)
 
Com o objetivo de facilitar operações e reduzir custos de sistematização do solo em áreas de várzea ou irrigação por inundação, como nas culturas de arroz em terras baixas do Sul do País, por exemplo, a Trimble e a Embrapa estão formalizado acordo de cooperação e uso de tecnologia GNSS para essas operações. São diversos equipamentos e softwares da Trimble que serão cedidos à Embrapa para sistematização do solo e implementação de taipas por GNSS. Pelo acordo, a Trimble, além de disponibilizar os equipamentos, fará a capacitação inicial dos pesquisadores e, a Embrapa, utilizará os equipamentos para fins de pesquisa, difundindo seu uso e benefícios entre os produtores.

A assinatura do contrato de convênio acontecerá no dia 28 de agosto, às 15h30, na Casa da Embrapa, durante a Expointer 2016, na cidade de Esteio (RS) e deverá contar com a presença do Ministro da Agricultura. A Expointer já ultrapassa o marco de 509 mil visitantes contemplando todos os setores da mostra agropecuária.

A parceria Trimble e Embrapa prevê, ainda, várias atividades para desenvolvimento de pesquisa, validação e transferência de tecnologias, realizadas em bases físicas da Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS) e em propriedades particulares localizadas em regiões arrozeiras do Rio Grande do Sul, estrategicamente escolhidas pelas duas partes.

Para o diretor-presidente da Embrapa, Maurício Lopes, “firmar este compromisso de pesquisa em uso eficiente do solo em áreas de terras baixas representa grande oportunidade para a incorporação de conhecimentos e novas tecnologias ao sistema produtivo por meio da agricultura de informação, reflexos positivos na eficiência de processos e redução de custos”.

Um dos equipamentos que será cedido é o Monitor TMX-2050™ com tecnologia RTK que permite criar um modelo digital do terreno em 3D. Construído com base no sistema operacional Android, o display TMX-2050™ fornece capacidades avançadas de direção e orientação de máquinas baseadas em posicionamento por satélite GNSS com uma interface amigável e semelhante à smartphones e tablets. Com conectividade sem fio, o monitor permite a adição de aplicativos específicos para o produtor, permitindo a customização do equipamento e o controle da operação à distância.

A funcionalidade FieldLevel™ II disponível no monitor TMX-2050™, permite nivelar o terreno e ajuda a distribuir igualmente a água nas áreas de plantio evitando doenças por excesso desta, especialmente durante o crescimento da cultura.

Serão cedidos também os softwares Farmworks Surface e WMForm com a finalidade de realizar projetos de planejamento de taipas e corte e aterro dos talhões, permitindo uma maior assertividade na tomada de decisão. Além destes equipamentos, também serão disponibilizados uma Base RTK para garantir precisão horizontal e vertical; e o Modem Trimble DCM-300 com Connected Farm para envio e recebimento das informações geradas no campo em tempo real.

Para Carlos Nogueira, Diretor Executivo da Trimble Brasil, alguns dos benefícios da parceria, tanto para a Trimble, quanto para a Embrapa, são a “padronização na produção, a otimização de recursos – principalmente da água em até 30% – e possibilidade de uso da área com outras culturas, como a soja”. “Para a Trimble, esse tipo de acordo é muito importante, pois fomenta a utilização de importantes tecnologias para o campo, que ajudam a otimizar os recursos do produtor com melhor rentabilidade e de maneira ecologicamente correta”, completa.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e tem como objetivo desenvolver, em conjunto com parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso País.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.