CI

Triticultores de Santa Rosa (RS) intensificam colheita

Todo o esforço é para aproveitar o tempo seco e colher a safra que até então é uma das melhores dos últimos anos


Agricultores do município gaúcho de Santa Rosa, que temem prejuízos com temporais previstos para os próximos dias, trabalham durante a noite na lavoura.

É época da colheita do trigo no Rio Grande do Sul. As máquinas estão no campo para tirar o grão o mais cedo possível. Muitos agricultores temem que os temporais previstos para os próximos dias prejudiquem a safra. Na região de Santa Rosa, no noroeste do Estado, o trabalho segue noite adentro.

O trabalho na lavoura começa logo que o sol aparece. Normalmente as máquinas param no entardecer, mas esta semana os agricultores colheram o trigo até durante a noite.

“A gente está acelerando o máximo a colheita para ver se consegue tirar o que está maduro”, disse o agricultor Lauro Ridel.

Todo o esforço é para aproveitar o tempo seco e colher a safra que até então é uma das melhores dos últimos anos. Se o clima ajudar, a média deste ano no Estado deve ser superior há 40 sacas por hectare. No ano passado foi de 30 sacas. A qualidade do grão também é considerada boa. Mas o excesso de chuva pode reverter a situação.

"A chuva sempre é um transtorno e o trigo nessa fase de colheita, quando chove, perde rapidamente a sua qualidade, principalmente o chamado PH que interfere depois no processo de panificação, ou seja, às vezes a chuva ativa enzimas que prejudicam a panificação”, explicou o agrônomo Sérgio Schneider.

No Estado, em torno de 20% das lavouras foram colhidas. Por causa do esforço, a região de Santa Rosa colheu 40%.

O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor nacional de trigo. Só fica atrás do Paraná.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.