CI

Troca de sementes de milho alcança um terço da lavoura no RS

O Programa Troca-Troca beneficiou 245 mil produtores em todo o Estado


O Programa Troca-Troca de sementes de milho no Rio Grande do Sul alcançou cerca de 490 mil sacas de sementes, com um público-alvo de 245 mil produtores em todo o Estado, na safra e na safrinha 2006/07. As sementes foram plantadas em aproximadamente 500 mil hectares. Conforme o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, João Carlos Machado, este número representa cerca de 1/3 da lavoura de milho no RS.

Sobre a qualidade das sementes distribuídas pelo programa Troca-Troca, o coordenador do programa, Paulo Bracinne, diz que elas são consideradas de qualidade média, ou seja, não requerem grandes dispêndios por parte dos produtores ou do Estado em aparato tecnológico e insumos.

Já as sementes consideradas geneticamente superiores são utilizadas por grandes produtores que possuem maiores condições tecnológicas em todas as fases da produção. Segundo Bracinne, a semente que é distribuída tem condições de render mais dentro dos padrões utilizados pelos pequenos produtores.

O programa:

O programa Troca-Troca de Sementes funciona com a troca de 1x1, ou seja, são firmados acordos onde a Secretaria da Agricultura e Abastecimento repassa recursos para entidades e sindicatos que os distribuem diretamente aos produtores.

De acordo com Bracinne, são liberados até 80 quilos por produtor conveniado, recebidos em abril, que é a época de plantio, e devolvidos em março do ano seguinte, sem juros, quando ocorre a colheita. Em 2006, foram beneficiadas 27 mil famílias, com 2,2 milhões de quilos. "Trabalhamos com cerca de cem entidades", explica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.