CI

Turismo rural em discussão

Além das palestras e da feira, também serão mostrados casos de sucesso


A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), reúne esta semana em Cáceres/MT (230 quilômetros de Cuiabá) os produtores rurais da região para o 1º Encontro de Turismo Rural. Além das palestras e da feira, onde serão vendidos produtos da agricultura familiar, também serão mostrados casos de sucesso.

Um deles é o do Assentamento 14 de agosto, localizado em Campo Verde (100 quilômetros da Capital). Os pequenos produtores estão plantando, industrializando e vendendo seus produtos depois que fundaram a Cooperativa de Produção Agropecuária de Canudos (Coopac). O grupo produz farinha de mandioca, rapadura, açúcar mascavo e cachaça. No local, tanto as tarefas na terra como no alambique e na farinheira são feitas de forma coletiva e o lucro dividido entre os que trabalharam.

Uma das palestras será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Milton Mariani. Ele colocará em discussão o desenvolvimento local do turismo rural. Já a consultora Rejane Pasquali abordará a produção associada. No segundo dia acontecerão oficinas sobre a produção de flores tropicais, frutas desidratadas e queijo coalho. Também será mostrada a preparação da propriedade para o turismo rural e os técnicos darão orientações sobre como utilizar o GPS.

Os participantes terão a oportunidade de visitar a Fazenda Jacobina, que foi transformado em Patrimônio Histórico Cultural, e também irão à Coocrijapan, que é uma cooperativa que administra uma propriedade onde se cria jacaré. Os participantes farão ainda um city tour histórico.

O Turismo Rural é uma modalidade do setor que dá a oportunidade ao visitante de ter contato mais direto com a natureza, agricultura e as tradições locais. No Brasil, os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e a região pantaneira são os que mais têm investido neste segmento.

Mais informações pelo telefone (65) 3223-5566 ou 3223-8581.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.