CI

Turismo rural encanta visitantes de Erechim/RS

As localidades abrigam várias agroindústrias, principalmente ligadas à produção de uvas, vinhos e embutidos


O turismo rural tem se tornado mais uma opção de passeio aos visitantes de Erechim. Com o propósito de fortalecer ações nesta área, a prefeitura e a Emater/RS-Ascar têm proporcionado visitas ao interior da cidade, mais precisamente ao Vale dos Parreiras e ao Vale Dourado. As localidades abrigam várias agroindústrias, principalmente ligadas à produção de uvas, vinhos e embutidos. Na quinta-feira (05/01), mais um grupo de turistas pôde desfrutar das paisagens de Erechim.


O passeio às rotas turísticas, que iniciou em frente ao Castelinho, no final da tarde, levou o grupo a conhecer o potencial turístico, econômico e social da cidade, além de desfrutarem de sua hospitalidade. Já no ônibus, os visitantes recebiam informações sobre o potencial econômico da produção de uvas e vinhos do técnico da Emater/RS-Ascar, Walmor Gasparin.

A primeira parada foi na propriedade da família Bandiera, onde são cultivados oito hectares de uva. Na sequência, o grupo foi recepcionado pela família Batistela. O produtor Olinto Batistela e o filho Giovane explicaram a produção de uvas e vinhos. Muitos dos turistas aproveitaram para degustar o vinho direto da pipa. Entre os turistas estavam famílias da Nova Zelândia, Brasília e Porto Alegre. O roteiro encerrou na propriedade da família Andreola, com um café colonial ofertado pela Agroindústria Andreola, ao som de música italiana.

Entre as atrações do Vale dos Parreiras estão, além da imersão na cultura italiana, degustação de vinhos e apreciação da natureza. Em Erechim, apenas 6% dos 96.087 habitante (IBGE/2010) vive no meio rural. São produzidos 170 hectares de uva com rendimento de dois milhões de quilos ao ano.


Feira da Agricultura Familiar e Festa Di Bacco

Os turistas também foram convidados a participarem da I Festa da Agricultura Familiar e da XI Festa di Bacco, que acontecem em Erechim, de 20 a 22 de janeiro, no Parque da ACCIE. A expectativa dos organizadores é de que mais de 60 mil visitem a feira nos três dias de programação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.