CI

Turmas do Programa Empreendedor Rural realizam visitas a propriedades

Osni Roberto de Souza, de 42 anos, é produtor rural na localidade de Barreiros, em Palmeira, na região serrana de Santa Catarina.


Osni Roberto de Souza, de 42 anos, é produtor rural na localidade de Barreiros, em Palmeira, na região serrana de Santa Catarina. Há aproximadamente dois meses aderiu ao Programa Empreendedor Rural (PER), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC).

“O curso abriu minha visão sobre a gestão de propriedade rural. Aprendi a elaborar planejamento estratégico para cada atividade. Isso possibilita analisar a viabilidade e efetividade das ações e decisões relacionadas a minha propriedade”, comentou.

Assim como Souza, outros 20 produtores rurais de Palmeira e 25 de Campo Belo do Sul também participam de turmas do PER e, na última semana, visitaram propriedades de referência nos municípios de Lages e Bom Retiro, na produção de gado de corte e olericultura. De acordo com a supervisora do Senar/SC na região do planalto serrano, Stephanye Fanton, a visita integra o módulo nove do programa e tem como objetivo apresentar projetos inovadores implantados em propriedades rurais.

Conforme a facilitadora da turma de Palmeira, Marlinde Hoepers, foram observados os pontos fortes e fracos de cada propriedade. “Eles conheceram as tecnologias utilizadas nos processos de produção e o modelo de gestão”, explicou. Para a facilitadora, a visita a campo possibilita uma avaliação, identificação e valorização das potencialidades das propriedades rurais dos produtores que participam do PER.

Marlinde explicou que a visita possibilita uma visualização das oportunidades de organização e gestão dos negócios, além de contribuir para a definição e elaboração de planos de negócio que serão elaborados durante o programa.

Programa
O PER é oferecido para produtores rurais de Santa Catarina de maneira totalmente gratuita. A estrutura do programa compreende encontros semanais com duração de 8 horas cada, totalizando 136 horas com duração aproximada de quatro meses.

Segundo o presidente da FAESC, José Zefereno Pedrozo, o PER representa a execução do projeto de sonhos de vida. “O programa tem contribuído para que sejam realizadas melhorias significativas nas propriedades”, afirmou Pedrozo.
O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, enfatiza que desde 2007 o PER faz diferença para inúmeras famílias rurais que, ao reconhecer que as suas propriedades são empresas rurais, passam a ter ganhos financeiros que permitem sua permanência no campo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.