CI

Uberaba ultrapassa meio milhão de toneladas de grãos


UBERABA-MG ULTRAPASSA MEIO MILHÃO DE TONELADAS DE GRÃOS

Uberaba, no Triângulo Mineiro, um dos maiores produtores de soja e milho do Estado, ultrapassou no mês de maio a marca do meio milhão de toneladas de grãos, que incluem, entre outras, as culturas de algodão, arroz de sequeiro, feijão e amendoim. Com as principais culturas altamente tecnificadas e concentração de grandes produtores, que fornecem sua produção à empresas de exportação, os números são grandes e muitas vezes a produção ultrapassa em muito até mesmo regiões inteiras, e mesmo o município segundo produtor, Unaí.

A produção de soja e milho no Estado ultrapassa a área dos dois milhões de hectares (1.231.247ha/milho e 844.752ha/soja), com produção estimada em cerca de oito milhões de toneladas (5.108.741t/milho e 2.203.664t/soja). Em Uberaba, a produção de milho chegou a cerca de 268 mil toneladas, contra 210 mil produzidas em Unaí, em área de 40.225 ha e 35 mil ha, respectivamente. A soja alcançou, em maio, produção de 224.697 toneladas, contra 167.400 toneladas, em Unaí, em áreas de 74.200 ha e 62 mil ha.

A Unidade Regional da EMATER-MG em Uberaba é composta por 19 municípios, localizados no perímetro que compreende desde Araxá, acompanhando o Baixo Médio Rio Grande, até Carneirinho, divisa de São Paulo e Mato Grosso, com municípios de grande expressão agrícola e econômica naqueles Estados como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos, Guaíra e outros. Uma localização que dá tranqüilidade e segurança ao agricultor por saber que tem mercado garantido, além de apoios na pesquisa e assistência técnica.

Segundo o extensionista da EMATER-MG em Uberaba, Willy Gustavo de La Piedra Mesones, o mercado de milho e soja da região é tranqüilo e tem garantia de mercado comprador, tanto nacional como internacional. A maioria dos produtores já fornecem parte de sua produção em mercados futuros junto a empresas exportadoras. Na região existem várias indústrias, que produzem óleo, farelo de milho e de soja e derivados em geral, e há um desenvolvimento expressivo das atividades de avicultura e suinocultura que garantem um grande consumo interno.

"Devido à alta tecnologia utilizada na cultura da soja - bem mais avançada que nos Estados Unidos, maior produtor mundial -, o desenvolvimento dessa cultura torna-se inviável para pequenos produtores, até porque as áreas de plantio de soja, hoje, são cada vez mais extensas, pois não compensa o plantio em pequena escala, em função do uso intensivo de maquinário pesado", explica Willy. Já a média de produtividade de milho em Uberaba chega a quase 7 mil kg/ha, e existe um número expressivo de agricultores que conseguem produtividade acima de 8 mil/kg/ha em áreas mais extensas.

Se considerarmos que a região é conhecida até internacionalmente como "a capital mundial do gado zebu", uma região voltada essencialmente para a pecuária, "o desenvolvimento do setor agrícola significou uma quebra de paradigma, já que, hoje, o município está se diversificando e entrando com outras culturas, além da soja e do milho, como o amendoim, o girassol , citrus e frutas de clima temperado, o que cria uma alternativa de renda e diversificação de produto. Com a chegada de novas usinas de álcool, vindas do Nordeste, estamos aumentando também a área de produção de cana-de-açúcar", informa e técnico.

A EMATER-MG compõe com o IBGE, IMA, CONAB, Secretaria Municipal de Agricultura, Ministério da Agricultura, Clube Amigos da Terra, Banco do Brasil (Carteira Agrícola), CERTRIM, Sindicato Rural e Fundação Triângulo a Comissão Regional de Estatísticas e Informações Agropecuárias, criada pela Prefeitura, para a realização de levantamento sistemático da produção agrícola.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.