UE mantém crescimento no comércio de alimentos
CI
Imagem: Divulgação
MUNDO

UE mantém crescimento no comércio de alimentos 

As importações totalizaram 102 mil milhões de euros
Por: -Leonardo Gottems

O comércio agroalimentar da União Europeia está mantendo um crescimento estável entre janeiro e outubro de 2020, segundo o que revelou a Comissão Europeia, no relatório mensal sobre o comércio. De acordo com informações divulgadas pelo Agroportal, de Portugal, entre esses meses, as exportações da UE27 atingiram 151,8 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 0,5% face ao período homólogo de 2019. 

Nesse cenário, é possível afirmar que as importações totalizaram 102 mil milhões de euros, o que acaba representando um aumento de 0,1%. Como resultado, o excedente do comércio agroalimentar aumentou 1,3% para 49,8 mil milhões de euros. 

“As exportações agroalimentares para a China cresceram 3,09 mil milhões de euros.  Os setores da carne de suíno, trigo e alimentos para crianças foram os que mais contribuíram para tal. Também com as exportações para a Arábia Saudita existiram aumentos (no valor de 629 milhões de euros), que foram impulsionados pela cevada e produtos lácteos. Outros mercados exportadores onde existiram aumentos são a Suíça (+ 531 milhões de euros), Marrocos (+ 408 milhões de euros) e Argélia (+ 393 milhões de euros)”, comenta o portal europeu. 

Outro mercado em queda foi os EUA. “A redução da ingestão da UE de grãos de soja e de bagaço de óleo dos EUA contribuiu para uma queda global de 663 milhões de euros no valor das importações, enquanto o valor das exportações da UE diminuiu 705 milhões de euros, com as bebidas espirituosas e o vinho a serem os principais produtos afetados. No entanto, verificou-se um aumento de exportação de produtos processados alimentares da UE”, conclui. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink