CI

UE propõe não renovar aprovação de fungicida

A data final para comentários é 30 de abril de 2019. 


A Comissão Europeia propôs a não renovação da aprovação da substância ativa tiofanato-metilo. De acordo com os especialistas, esse produto é um membro do grupo dos fungicidas benzimidazol, que atua como preventivo e curativo, não podendo ser aplicado em terrenos agrícolas adjacentes a cursos de água devido à sua contaminação. 

Segundo a Comissão, os Estados-Membros da União Europeia (EU) devem retirar as autorizações relativas a produtos que contenham tiófano-metilo como substância ativa, o mais tardar seis meses a contar da data de entrada em vigor do possível regulamento. Além disso, a Comissão indicou também que qualquer período de carência concedido pelos Estados-Membros expirará por, no máximo, 12 meses, sendo que a data final para comentários é 30 de abril de 2019. 

No Brasil, o produto é bastante utilizado para combater fungos em diversas culturas importantes, como banana, citros, feijão, maçã, manga, morango, soja foliar e na semente e tomate. No entanto, os especialistas advertem que é necessário seguir totalmente as instruções de uso, bem como também respeitar o período de intervalo estipulado para cada cultura. 

Não é recomendado entrar na área em que o produto foi aplicado antes da secagem completa da calda, que dura no mínimo 24 horas após a aplicação e, caso necessite entrar antes desse período, é necessário utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI) recomendados para o uso durante a aplicação. No entanto, o produto não é fitotóxico para as culturas indicadas, quando aplicado conforme instruções de uso. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.