UE reduzirá pesticidas pela metade até 2030

Imagem: Marcel Oliveira

MUNDO

UE reduzirá pesticidas pela metade até 2030

Projeto ainda não foi publicado
Por: -Leonardo Gottems
272 acessos

A Comissão Europeia está tentando reduzir pela metade o uso de pesticidas químicos até 2030 para interromper o declínio dos polinizadores, em um plano que provavelmente atrairá críticas tanto daqueles que pedem a eliminação gradual das substâncias quanto dos agricultores que dizem que as colheitas sofrerão. A Comissão mostrou um rascunho do documento visto pela Reuters e que será publicado em 20 de maio. 

O órgão se recusa a comentar os projetos não publicados, que são documentos de trabalho e estão sujeitos a alterações até que sejam adotados. Um plano da Comissão para tornar a agricultura mais sustentável também está previsto para ser publicado em 20 de maio, o que pode por acrescentar detalhes. 

Os apicultores da Europa Ocidental registraram uma queda no número de abelhas e perdas de colônias nos últimos 15 anos, informou a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar. Os legisladores da UE dizem que esta tendência põe em risco os 76% da produção de alimentos na Europa, que depende da polinização. 

Os reguladores da UE já proibiram o uso ao ar livre de inseticidas neonicotinóides em 2018, o que significa que eles só podem ser usados em estufas fechadas. Alguns grupos agrícolas disseram que uma ampla proibição de pesticidas poderia causar queda na produção agrícola e instaram a Comissão a avaliar o impacto das medidas antes de fixar metas vinculativas.  

“Nós reconhecemos pedidos de redução de pesticidas e vamos ser claros - estamos abertos a discutir metas", disse Geraldine Kutas, diretora geral da Associação Europeia de Proteção de Cultivos. "No entanto, as metas precisam ser realistas e baseadas na ciência”, completa.  


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink