UE vê melhoras no controle do Brasil sobre carne bovina

Agronegócio

UE vê melhoras no controle do Brasil sobre carne bovina

No entanto, a Comissão recomenda às autoridades brasileiras corrigir deficiências "menores" relacionadas à certificação
Por:
430 acessos

A Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) considera que os controles do Brasil à carne bovina "melhoraram significativamente" e que, em geral, a vigilância das cargas exportadas ao mercado comunitário é satisfatória, segundo um relatório publicado nesta sexta-feira.

No entanto, a Comissão recomenda às autoridades brasileiras corrigir deficiências "menores" relacionadas à certificação.

O relatório reúne os resultados de uma inspeção do Escritório de Alimentação e Veterinária da União Europeia (UE) realizada no Brasil em janeiro e em fevereiro deste ano.

O Brasil é o país que vence mais carne bovina à UE, com 169,866 mil t exportadas em 2008, ou 43,5% das importações comunitárias desse produto, segundo dados da Comissão.

Entre janeiro e maio de 2009, exportou ao mercado comunitário 57,230 mil t, 34% das importações de carne bovina da UE durante esse período.

O objetivo da missão dos especialistas comunitários foi avaliar as medidas que as autoridades brasileiras tinham tomado para cumprir recomendações da UE relacionadas ao acompanhamento da carne bovina destinada ao mercado comunitário e à certificação.

Os inspetores da Comissão Europeia concluíram que a situação dos estabelecimentos é "amplamente satisfatória" e, em geral, os sistemas que estão vigentes permitem que esse produto ofereça as garantias requeridas pela UE.

No entanto, indica, o funcionamento das certificadoras e das bases de dados precisa de algumas melhoras para que aumente a "credibilidade e a eficácia dos controles".


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink